terça-feira, 26 de julho de 2011

24 de jul - Wroclaw - Berlin

Chegamos a Berlim pouco depois do meio dia. Antes mesmo de ir ao hotel, nosso guia, Juan, nos levou para ver uma das partes do muro de Berlim que ainda está de pé. Esta parte é conhecida como East Side Gallery, pois apresenta pinturas e grafites por toda a sua extensão que são trocados de tempos em tempos. Lá aprendemos um pouco sobre a divisão, as nações envolvidas e o sofrimento que foi para as famílias separadas.

De lá, seguimos para o hotel, onde largamos nossas coisas. Em frente ao hotel há uma praça com grandes barras de metal usadas pelo pessoal de lá para treinar movimentos acrobáticos. Até mesmo o chāo foi feito de restos de pneu para suportar melhor os saltos e pousos.

Seguimos nossa caminhada passando pelos espaços comerciais da região. Pudemos ver no chão uma trilha de tijolos, que nós foi explicado ser por onde o muro passava. A trilha atravessa ruas e prédios, que antes pertenciam a lados diferentes de uma mesma cidade.

Seguindo esta trilha, chegamos a outra parte do muro que se mantém em pé. Esta está intacta, com sua aparência opressora e triste.

Continuando o cqminho, chegamos ao Check Point Charlie, onde carimbamos nossos passaportes e tiramos fotos com pessoas vestidas de oficiais. Até o chimarrão entrou na história.

Encontramos nosso guia, o senhor Hugo, que nos levou para ver os principais pontos turísticos. Uma das coisas mais marcantes de Berlim é a mistura do antigo com o novo. Prédios de alta tecnologia, com luzes e vidros se misturam com construções antigas.

Durante a visita a pé passamos muitas vezes pelo já tradicional semáforo com personagens característicos.

À noite, fomos jantar no Hard Rock Cafe de Berlim, tão esperado pelos jovens. A comida estava excelente e o astral mais ainda.