sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mai de 2015 - As flores e a primavera no Japão

Como já comentei em posts anteriores, as quatro estações do ano são muito bem marcadas no Japão, com neve no inverno, folhagens avermelhadas no outono, o calor do verão, mas, principalmente, as flores da primavera. As mais famosas, é claro, são as flores de cerejeira. Estas árvores estão espalhadas por todo o país, por ruas, parques e até mesmo ao redor de castelos. As flores, chamadas sakuras, existem em várias tonalidades entre o rosa e o branco.

Flores de cerejeira no Castelo de Himeji, 2015

A tradição japonesa é aproveitar a época de florescimento das sakuras para fazer o hanami, que significa apreciar as cerejeiras em flor. Em família, grupos de amigos ou até casais, o programa para as tardes é fazer piqueniques sob as cerejeiras. Nos finais de semana, pode ser até difícil encontrar lugar nos parques mais movimentados pelo número de pessoas, principalmente devido ao fato de ainda ser época de férias escolares.

Hanami no Parque do Castelo de Osaka, 2015
Infelizmente, as cerejeiras se mantêm floridas por cerca de duas semanas apenas. Com o primeiro dia ventoso ou chuva mais forte, as pétalas caem das árvores e deixam o chão e os rio cor-de-rosa, mas as árvores vão perdendo suas flores e retomam as cor verde das flores.

Flores de Cerejeira em Kobe, 2015
Nessa época, existem muitos festivais de flores pelo país inteiro, de acordo com a região. Alguns parques possuem um único tipo de flor, criando uma paisagem única naquela época específica no ano. Um bom exemplo é o Parque Akashi Kaikyo, na Ilha de Awaji, que fica cheio de tulipas.

Parque Akashi Kaikyo, Ilha de Awaji, 2014

O Festival das Azaléias, no parque Nishiyama, em Sabae, também é muito bonito. Com Azaléias brancas, vermelhas, cor-de-rosa e até mesmo laranjas, o parque é repleto de arbustos coloridíssimos durante o final de abril e início de maio.

Festival das Azaléias no Parque Nishiyama, Sabae, 2014

Alguns festivais tem cenários ainda mais majestosos, como o Festival Shibazakura, na base do Monte Fuji. A flor chamada shibazakura é uma flor rasteira em tons de cor-de-rosa assim como a flor de cerejeira, por isso leva a palavra sakura em seu nome. O parque fica com o chão colorido e com o Monte no fundo. É uma vista de tirar o fôlego.

Festival Shibazakura, na base do Monte Fuji, 2015

A primavera com certeza é uma das épocas mais bonitas para visitar o Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário